sábado, 2 de janeiro de 2010

Combustão

A combustão é uma reação química exotérmica (libera calor). Em uma reação exotérmica a entalpia dos reagentes é maior que dos produtos.

Para que a combustão ocorra é necessário o combustível e o comburente geralmente é o oxigênio. Combustível é tudo que queima exemplo: madeira, álcool e GLP (gás de cozinha).

Existem dois tipos de combustão a completa e a incompleta, no primeiro caso há formação de dióxido de carbono (CO2) e água, exemplo a quiema do gás de cozinha, já na incompleta há formação de monóxido de carbono, carbono e água, exemplo queima da vela.

Existem vários tipos de combustão, a lenta que produz uma temperatura em torno de 500ºC, exemplo a queima do cigarro, a deflagração que é muito rápida, a explosão que é uma mistura de substâncias explosivas e a turbulenta caracterizada por fluxos turbulentos.

O calor pode se propagar de três formas: a convecção consiste na transferência do calor pelo próprio movimento ascendente de massas de gases ou líquidos, a condução é a transferência do calor através de um corpo sólido molécula a molécula e a irradiação é a maneira como o calor se propaga no vácuo, exemplo é o ar se propaga do filamento de uma lâmpada, para o vidro que a envolve.

Segue abaixo o ciclo da combustão.

Nenhum comentário: